O programa Cidade da Educação Integral é uma das propostas centrais de Pedro Tourinho (PT). O objetivo é melhorar a qualidade da oferta e ampliar a carga horária das crianças da educação infantil e ensino fundamental na rede municipal de Campinas.
“O programa permitirá mais qualidade na formação, proteção da exposição de crianças e adolescentes a espaços e práticas violentas, melhor segurança alimentar nos territórios vulneráveis e uma geração mais crítica e preparada para os desafios da vida”, afirma.
A ampliação da jornada escolar para todos os estudantes da educação infantil e no ensino fundamental é o primeiro eixo do programa. A fim de aumentar o tempo de permanência na escola, estão previstas a criação e a adaptação de salas de aula nas creches e escolas de educação infantil e ensino fundamental, tomando como base um diagnóstico sobre a relação entre local de moradia e escola de matrícula. O currículo, de acordo com a proposta, oferecerá formação para o desenvolvimento das capacidades humanas (intelectuais, artísticas, estéticas e políticas).
O segundo eixo é o incentivo à permanência e à diminuição da evasão escolar, com os programas “Pezinho de Meia” (para estudantes de até 15 anos, da creche até o 9º ano do ensino fundamental) e “Bolsa Trabalho” (para jovens de baixa renda, de 16 a 29 anos, matriculados na rede municipal e que atuem em atividades comunitárias). Está prevista a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola.
O terceiro eixo é a “gestão democrática, integrada, eficaz e responsável da rede municipal”, baseada na valorização e no reconhecimento das carreiras dos profissionais da educação, revisão de contratos de terceirização e recuperação de infraestruturas degradadas.
Segundo Tourinho, a educação integral possibilita construir “o respeito à diversidade, às especificidades e às diferenças, e os ideais de igualdade e cidadania plena, independente de idade, raça, etnia, sexo, orientação sexual e origem social”.
“É uma educação integral que formará para a diversidade e para a transição ecológica, com a adoção de educação inclusiva que combata o capacitismo, uma escola laica e plural, com educação ambiental, uso responsável das tecnologias digitais, alimentação, transporte escolar de qualidade”, afirma Tourinho.
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Texto escrito pela jornalista Marta Avancini a partir de respostas enviadas pelo candidato.
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