Uma das principais propostas de Rafa Zimbaldi (Cidadania) para a educação é a Escola do Futuro: um modelo de ensino classificado como inovador pelo candidato, por unir “pedagogia, tecnologia e desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, colaboração, criatividade e alfabetização digital”. O objetivo é preparar os jovens para o futuro, assegurando a eles uma sólida formação.

O programa tem “o propósito de oferecer educação de qualidade com tecnologia e inovação através da garantia ao acesso à internet em todas as escolas da rede municipal”, afirma. É uma maneira de avançar “na promoção do acesso, uso e apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação, como ferramentas para o ensino-aprendizagem”.

O candidato também propõe um Plano Municipal de Alfabetização na Idade Certa como forma de assegurar que todas as crianças atendidas da rede municipal de ensino estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, objetivo que se alinha ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2023.

Para Zimbaldi, “fortalecer a base é o ideal”. Assim, além da alfabetização das crianças na idade esperada, Zimbaldi tem entre suas propostas a recuperação da aprendizagem das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia. Também pretende ampliar vagas e unidades e melhorar o atendimento nas creches.

Suas propostas incluem ainda a contratação de profissionais e agentes de educação infantil, além da valorização dos professores e demais profissionais da educação.

“Isso fará toda diferença daqui a 10 ou 15 anos, quando nossos jovens se tornarem adultos. O resultado imediato será a transformação de cada jovem em relação ao seu futuro”, prevê Zimbaldi.

A educação de qualidade, continua o candidato, é capaz de mudar a vida de uma pessoa, com impacto positivo nos cuidados com a saúde, na qualidade de vida, na vida profissional e na forma como o indivíduo lida com os desafios.

“Preparar nossos jovens para as profissões do futuro é garantir que eles estejam preparados, mantenham-se atualizados e competitivos em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, que exige profissionais não só bem treinados, mas principalmente adaptáveis”.

__________________________________

Texto escrito pela jornalista Marta Avancini a partir de respostas enviadas pelo candidato.

As informações e opiniões expostas nos materiais da consulta “Fala, Candidato! Propostas para a Educação” são de responsabilidade exclusiva dos candidatos e não representam necessariamente a opinião do Movimento Educação Sempre.

Para mais informações sobre a consulta “Fala, Candidato! Propostas para a Educação”, acesse a metodologia.

Mais informações sobre os candidatos à Prefeitura de Campinas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).