Ampliação do turno escolar, para melhorar a formação dos alunos e assegurar que, mesmo enquanto os pais trabalham, as crianças estão num ambiente seguro. Investimento em tecnologia, para levar acesso de qualidade à internet em todas as escolas municipais. Implantação de conselhos populares, compostos por pais e profissionais, para garantir um ensino de qualidade.

Essas são algumas das propostas apresentadas pelos cinco candidatos à Prefeitura de Campinas. Eles responderam a uma consulta do Movimento Educação Sempre, integrado por Fundação Educar, Fundação Feac, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (por meio das diretorias de ensino Leste e Oeste).

A “Fala, Candidato! Propostas para a Educação” entrou em contato com Angelina Dias (PCO), Dário Saadi (Republicanos), Pedro Tourinho (PT), Rafa Zimbaldi (Cidadania) e Wilson Matos (Novo). Pediu que apontassem quais as principais estratégias para a área (leia a metodologia da consulta).

Os resultados em texto podem ser lidos a partir dos links abaixo. As entrevistas em vídeo serão divulgadas nas redes do Movimento.

Angelina Dias (PCO) propõe conselhos populares para assegurar educação pública de qualidade

Investimento em escolas de educação integral é prioridade para Dário Saadi (Republicanos)

Proposta de Tourinho (PT) inclui educação integral e combate à evasão escolar

Zimbaldi (Cidadania) aposta em pedagogia e tecnologia para preparar estudantes para o futuro

Para Wilson Matos (Novo), criar escolas em período integral é “essencial”

__________________________________

Os textos foram escritos pela jornalista Marta Avancini a partir de respostas enviadas pelos candidatos.

As informações e opiniões expostas nos materiais da consulta “Fala, Candidato! Propostas para a Educação” são de responsabilidade exclusiva dos candidatos e não representam necessariamente a opinião do Movimento Educação Sempre.

Mais informações sobre os candidatos à Prefeitura de Campinas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).