Campinas está renovando a sua agenda pró-educação com um movimento fundamentado no conceito de mobilização plena da sociedade. O pilar dessa agenda é a ideia de que não se faz nada sozinho. Diante dos grandes e urgentes desafios desse tema, sobretudo nos ciclos iniciais, a cidade está fechando o mês de outubro com a renovação de um compromisso já estabelecido na cidade há mais de uma década.

Agora, o Compromisso Campinas pela Educação, cujo objetivo é melhorar substancialmente a performance escolar dos alunos das escolas públicas do ciclo básico, passa a se chamar Educação Sempre. O lançamento oficial desse novo degrau do movimento ocorreu nesta quinta-feira (19), em evento no complexo Cândido Ferreira, em Sousas.

 

O encontro contou com a participação de autoridades, educadores e apoiadores do movimento.

 

O prefeito Dário Saadi esteve na abertura e reforçou o apoio do Município à causa. Também estiveram presentes o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, a pró-reitora de Inovação da PUC-Campinas, Camila Campos, o promotor de Justiça Rodrigo de Oliveira, o presidente da Fundação Educar DPaschoal, Luis Norberto Pascoal, o superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, Jair Resende, e a CEO do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Paula Fabiani.

 

Dário fala no encontro que discutiu a importância dos investimentos sociais na educação – Foto: Eduardo Lopes/Divulgação

 

“Vou dar um exemplo de como a sociedade de Campinas se envolve. Na pandemia, lançamos o Campinas sem fome. Foram mais de 100 mil cestas básicas doadas. Esse Movimento (Educação Sempre), eu estou dentro”, disse o prefeito.

Dirigentes de ensino, representando a educação estadual, também participaram do evento. O ex-vereador Thiago Ferrari, coordenador-executivo do Plano Primeira Infância Campineira, da Prefeitura de Campinas, prestigiou o encontro. O Hora Campinas, apoiador da causa da educação e parceiro da Fundação Educar DPaschoal, foi representado por seu editor-chefe, Marcelo Pereira, e pela editora de Conteúdo, Maria José Basso.

 

Jair Resende, Carolina Rodrigues e Luis Norberto Pascoal: Educação Sempre e Educação Já – Foto: Hora Campinas

 

O evento no Cândido Ferreira contou com um debate sobre o tema e com mensagens categóricas da importância do investimento na educação básica, sobretudo após a pandemia da Covid-19, que impactou negativamente as salas de aula em escala global. A falta de vagas nas creches de Campinas, um problema que a Prefeitura reconhece, mas que pondera estar sendo enfrentado como prioridade no setor, também mereceu reflexão no encontro. O evento teve como mestre de cerimônias a jornalista Carolina Rodrigues, da CBN Campinas.

Luis Norberto Pascoal, entusiasta e apoiador incondicional do tema, definiu o que considera relevante em todo esse esforço. “O movimento Educação Sempre tem que ser Educação Já!”, resumiu.

Sobre o Movimento Educação Sempre

O Movimento Educação Sempre é uma ação coletiva formada pela Fundação FEAC, Fundação Educar, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação, representada pelas Diretorias Estaduais de Campinas. O objetivo do Movimento é mobilizar a sociedade civil para discussão sobre a importância da educação pública, além de organizar junto aos participantes, ações que contribuam para a melhoria da qualidade no ensino.

Saiba mais: https://movimentoeducacaosempre.org.br/

 

Abertura da 13ª Semana da Educação de Campinas

Movimento Educação Sempre terá na semana que vem um de seu pontos mais relevantes. Trata-se da 13ª Semana da Educação de Campinas, que terá sua abertura no próximo dia 23 de outubro com um evento aberto à população. O objetivo é promover espaço de diálogo e interação entre o público e os palestrantes.

Sob o tema “Educação: Memórias e Afetos”, o evento de abertura vai explorar como as experiências passadas e as emoções desempenham um papel fundamental no processo educativo, e como a interconexão entre educação, memória e afeto pode moldar profundamente a forma como aprendemos e nos desenvolvemos como seres humanos..

Realizada no Instituto CPFL, parceira do Movimento Educação Sempre na Semana da Educação de Campinas, a palestra de abertura vai destacar a importância de considerar as dimensões emocionais e afetivas no campo da educação e como elas podem influenciar profundamente o processo de aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, com a participação de Ilan Brenman, que é mestre e doutor pela Faculdade de Educação da USP, bacharel em Psicologia pela PUC-SP, autor de mais de 70 livros e considerado um dos maiores escritores de literatura infantil do Brasil, e de José Alves Freitas Neto, que é professor livre-docente do Departamento de História da Unicamp e tem produção nas áreas de educação, filosofia e história.

“Para nós, é bastante representativo apoiar a Semana de Educação de Campinas, já que ela perpassa temas que fazem parte do nosso dia a dia. Há 20 anos fomentamos reflexões em Campinas que circulam além das universidades, através do Café Filosófico CPFL, que é uma ferramenta de ampliação da educação. Já através da frente social CPFL Jovem Geração, temos apoiado projetos de contraturno escolar, cientes do quanto esse complemento curricular é relevante para a vida educacional de crianças e adolescentes”, observa a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

A mediação da palestra de abertura da 13ª Semana da Educação de Campinas ficará por conta da jornalista Edlaine Garcia, que tem 28 anos de experiência, tendo atuado quase 20 deles no jornalismo de televisão e é autora do livro: Que Nem Pipoca – Histórias que Transformam Histórias, escrito e lançado em 2021 para comemorar os 32 anos da Fundação Educar.

 

A Semana da Educação Campinas tornou-se uma agenda consolidada no calendário do município.

 

Ao longo de suas edições tem promovido reflexões, trocas de conhecimento entre profissionais da educação básica, apresentado tendências e inovação no campo educacional, além de evidenciar a educação como eixo fundante para a superação das diversas desigualdades que atravessam pessoas, comunidades e sociedades.

A 13ª Semana da Educação de Campinas terá sua abertura no dia 23 de outubro com o evento aberto à população no Instituto CPFL e segue nos dias seguintes com a seguinte programação:

Dia 24 de outubro

Tema: Primeira Infância – Diálogos sobre territórios educadores.

Mediação: Sandro Tonso.

Palestrantes: Gandhy Piorski, Úrsula Troncoso e Silvana Ortiz.

Local: Centro de Convenções – R. Antônio Nunes dos Santos, 121 – Jardim do Vovô.

Horário: das 7h30 às 12h.

Dia 25 de outubro

Tema: Infâncias – Caminhos e possibilidades para ler o mundo.

Mediação: Sara Marina Cabral.

Palestrantes: Patrícia Meira, Carlos Miguel Ribeiro, Juliana Doretto e Suzy Ferraz.

Local: Centro de Convenções – R. Antônio Nunes dos Santos, 121 – Jardim do Vovô.

Horário: das 7h30 às 12h.

Dia 26 de outubro

Tema: Adolescências – A escola como espaço de pertencimento.

Mediação: Camila Brasil.

Palestrantes: Carlos Miguel Ribeiro, Flávia Vivaldi e Suzy Ferraz.

Local: Centro de Convenções – R. Antônio Nunes dos Santos, 121 – Jardim do Vovô.

Horário: das 7h30 às 12h.

Dia 27 de outubro

Tema: Estudantes Protagonistas – Semeando Atitudes e Fala Jovem.

Palestrante: Wesla Monteiro.

Local: Centro de Convenções – R. Antônio Nunes dos Santos, 121 – Jardim do Vovô.

Horário: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h.

 

Serviço:

13ª Semana da Educação de Campinas – https://movimentoeducacaosempre.org.br/agenda/

Local (dia 23 de outubro): Instituto CPFL – R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Local (de 24 a 27 de outubro): Centro de Convenções – R. Antônio Nunes dos Santos, 121 – Jardim do Vovô.

 

Inscrições/Transmissão:

23/10: https://www.sympla.com.br/evento/educacao-memorias-e-afetos/2183503

Nos 24, 25 e 26 os eventos serão restritos a profissionais da educação e haverá transmissão ao vivo no canal do YouTube da @educatvcampinas:

https://www.youtube.com/@educatvcampinas

O evento do dia 27/10 será gravado e transmitido posteriormente no canal do YouTube da @educatvcampinas: https://www.youtube.com/@educatvcampinas.

Todos os conteúdos serão disponibilizados no canal do YouTube do Movimento Educação Sempre:

https://www.youtube.com/@movimentoeducacaosempre/featured

 

Fonte: Hora Campinas