Uma das propostas centrais de Angelina Dias (PCO) é organizar, em toda a cidade, conselhos populares para debater e tomar decisões que assegurem o direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade. Os conselhos serão compostos por profissionais e pessoas ligadas à educação: professores, funcionários, estudantes, pais e mães, entre outros.

“Nosso compromisso é garantir que as decisões dos conselhos populares sejam implementadas. Vamos lutar com todas as forças para garantir que isso aconteça. Vamos correr atrás dos recursos necessários, vamos atrás dos governos federal e estadual para garantir as verbas”, afirma.

Segundo ela, há um sucateamento da escola pública, em consequência de uma “política neoliberal de privatização da educação pública” que piora “as condições de trabalho dos professores e funcionários” e cuida mal das estruturas físicas. O resultado, na visão da candidata, é a migração de estudantes de famílias com melhores condições financeiras da rede pública para as escolas privadas – “o que não é possível para a maioria dos trabalhadores, que estão com seus salários arrochados”.

Ela considera importante contratar novos funcionários e professores e assegurar uma alimentação adequada para os alunos.

Angelina Dias diz que as crianças e os jovens representam o futuro. Por isso, é importante investir em educação pública de qualidade.

“Além de ser um direito previsto na Constituição Federal, é uma questão fundamental para o desenvolvimento intelectual e físico das crianças e dos jovens. Sem essas condições, nossas crianças não conseguem evoluir o necessário para no futuro serem os trabalhadores, os pais de família, enfim, exercerem plenamente seu papel de cidadão nas próximas décadas, bem como para ajudarem na evolução da sociedade”, diz a candidata.

Isso tudo, afirma ela, é fundamental para a qualidade de vida das pessoas.

__________________________________

Texto escrito pela jornalista Marta Avancini (DF03043JP) com respostas enviadas pela candidata.

As informações e opiniões expostas nos materiais da consulta “Fala, Candidato! Propostas para a Educação” são de responsabilidade exclusiva dos candidatos e não representam necessariamente a opinião do Movimento Educação Sempre.

Para mais informações sobre a consulta “Fala, Candidato! Propostas para a Educação”, acesse a metodologia.

Mais informações sobre os candidatos à Prefeitura de Campinas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).