23/10 – Educação, memórias e afetos
A 13ª Semana da Educação de Campinas iniciou no Instituto CPFL com o encontro intitulado “Educação, Memórias e Afetos”, que reuniu três renomados nomes da comunicação e educação: Ilan Brenman, Edlaine Garcia e José Alves. O evento foi uma oportunidade única para explorar a interseção entre a educação, a formação de memórias e o papel dos afetos nesse processo.
Edlaine Garcia, que atua na área de comunicação, mediou a conversa e palestrante destacou a necessidade de professores e educadores compreenderem e lidarem de maneira eficaz com as emoções dos alunos.
Ilan Brenman, conhecido autor de livros infantis e especialista em literatura infantil, destacou a importância da literatura na formação de memórias e no desenvolvimento de crianças.
José Alves, um experiente educador, trouxe sua perspectiva sobre como a educação pode ser transformadora quando se incorporam os elementos das memórias e dos afetos. Ele compartilhou práticas e estratégias pedagógicas que buscam promover um ambiente de aprendizagem acolhedor e emocionalmente saudável, no qual os estudantes podem se sentir motivados a aprender e a criar memórias significativas.
A palestra “Educação, Memórias e Afetos” explorou a importância de abordar a educação de maneira holística, reconhecendo a influência das memórias e dos afetos no processo de aprendizagem. Os palestrantes destacaram como a literatura, o ambiente emocional e as práticas pedagógicas podem desempenhar um papel fundamental na formação de crianças e jovens, promovendo experiências educacionais enriquecedoras e duradouras.
24/10 – Primeira Infância – Diálogos sobre territórios educadores
No segundo dia da Semana, o tema “Primeira Infância – Diálogos sobre Territórios Educadores” trouxe uma discussão enriquecedora sobre o desenvolvimento na primeira infância, com a participação de três palestrantes renomados: Gandhy Piorski, Ursula Troncoso e Silvana Ortiz. O evento foi mediado por Sandro Tonso, proporcionando uma troca de ideias e insights valiosos sobre a importância da primeira infância na educação.
Gandhy Piorski, em sua apresentação, trouxe uma perspectiva única sobre como a arte pode influenciar o desenvolvimento infantil e enriquecer a experiência educacional das crianças.
Ursula Troncoso, arquiteta e urbanista com foco em cidades, infância e educação compartilhou sua visão sobre como o ambiente urbano pode ser transformado em um território educador, proporcionando oportunidades ricas para o desenvolvimento das crianças.
Silvana Ortiz, professora Coordenadora de Educação Ambiental da Rede Municipal de Campinas, falou sobre a importância da educação ambiental na primeira infância, destacando como a conscientização sobre o meio ambiente pode ser integrada à experiência educacional das crianças.
A mediação de Sandro Tonso, um arquiteto e doutor em Ciências, além de professor pleno da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, que permitiu uma interação fluente entre os palestrantes, facilitando a troca de ideias e aprofundando os conceitos apresentados.
Em resumo, a palestra “Primeira Infância – Diálogos sobre Territórios Educadores” destacou a importância crítica da primeira infância no desenvolvimento de crianças e a relevância de ambientes educacionais e afetuosos nesse processo. Os palestrantes ofereceram perspectivas valiosas sobre como comunidades, famílias e educadores podem colaborar para criar um ambiente propício para o crescimento e aprendizado das crianças pequenas, estabelecendo as bases para um futuro saudável e promissor.
25/10 – Infâncias: caminhos e possibilidades para ler o mundo
No evento “Infâncias – Caminhos e Possibilidades para Ler o Mundo”, realizado com a participação de convidados especializados em diferentes áreas, a discussão se concentrou na leitura, educação e desenvolvimento das crianças. Os convidados e suas áreas de atuação incluíram:
Patrícia Meira, leitora de histórias e livreira da livraria Candeeiro, a qual trouxe uma perspectiva valiosa sobre a importância da leitura na formação das crianças, destacando como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para estimular a imaginação e o aprendizado.
Carlos Miguel Ribeiro, Mestre e Doutor em Educação Matemática e professor da UNICAMP, compartilhou suas visões sobre a educação matemática na infância e como abordagens lúdicas e criativas podem ser usadas para tornar a matemática mais acessível e envolvente para as crianças.
Suzy Ferraz, Coordenadora Técnica do PAICA – Programa de Atenção Integral à Criança e Adolescente, discutiu como programas de atenção integral podem impactar positivamente a vida das crianças, fornecendo apoio abrangente para seu desenvolvimento.
Juliana Doretto, Doutora em Ciências da Comunicação, professora e pesquisadora da PUC-Campinas, abordou a influência dos meios de comunicação e da tecnologia na vida das crianças e como é importante garantir que elas tenham acesso a conteúdo de qualidade.
A mediação foi conduzida por Sara Marina Cabral, pedagoga e coordenadora da EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a qual garantiu que a discussão fluísse de maneira eficaz e que todas as perspectivas fossem consideradas.
Por fim, a palestra “Infâncias – Caminhos e Possibilidades para Ler o Mundo” proporcionou explorar diferentes aspectos da infância, leitura, educação e desenvolvimento infantil. Os convidados trouxeram experiências e conhecimentos diversos, destacando a importância da leitura, da educação matemática, da atenção integral e do acesso a conteúdo de qualidade na vida das crianças.
26/10 – Adolescências: a escola como espaço de pertencimento
No encontro “Adolescências – A Escola como Espaço de Pertencimento”, os convidados se reuniram para discutir a importância da escola como um ambiente de pertencimento para os adolescentes. Os palestrantes e suas áreas de especialização incluíram:
Carlos Miguel Ribeiro, Mestre e Doutor em Educação Matemática e professor da UNICAMP, o qual compartilhou sua visão sobre como a escola pode ser um espaço de inclusão e pertencimento para os adolescentes, especialmente no contexto do ensino de matemática.
Suzy Ferraz, Coordenadora Técnica do PAICA – Programa de Atenção Integral à Criança e Adolescente, enfatizou a importância de programas de atenção integral para apoiar o desenvolvimento saudável dos adolescentes especiais e como a escola desempenha um papel central nesse processo.
Flávia Vivaldi, Doutora em Educação, Mestre em Psicologia Educacional e pesquisadora em ética e moralidade, trouxe uma perspectiva ética sobre o papel da escola na formação dos adolescentes e discutiu como a educação pode promover o pensamento crítico e a tomada de decisões éticas.
A mediação foi conduzida por Camila Brasil, Doutora em Educação e Pró-Reitora de Inovação da PUC Campinas, que contribuiu na conversa e desempenhou um papel fundamental na facilitação da discussão, garantindo que todos os temas fossem abordados de maneira adequada.
A ocasião destacou a importância da escola como um ambiente onde os adolescentes podem se sentir incluídos, apoiados e desafiados em seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Os convidados trouxeram perspectivas valiosas sobre a educação, a atenção integral e a ética no contexto da adolescência, destacando como a escola desempenha um papel vital na formação desses jovens.
27/10 – Estudantes protagonistas: Fala Jovem e Semeando Atitudes
No encontro “Estudantes Protagonistas – Fala Jovem e Semeando Atitudes”, a discussão girou em torno do papel fundamental dos estudantes como protagonistas em suas próprias jornadas. A facilitação do evento foi conduzida por Wesla Monteiro, uma renomada educadora e defensora dos direitos dos jovens. Wesla Monteiro é Conselheira Deliberativa do Mapa Educação, Coordenadora Executiva do Juventudes do Agora e Conselheira Nacional da Juventude. Ela também possui experiência como professora na educação infantil e no ensino fundamental, com envolvimento em estudos relacionados à alfabetização e desigualdade dentro da sala de aula.
No encontro, os participantes (professores e alunos) exploraram a importância de dar voz e autonomia aos estudantes, permitindo que eles desempenhem um papel ativo em suas próprias experiências de aprendizado. A dinâmica envolveu a participação dos estudantes, na qual suas opiniões, preocupações e perspectivas são levadas em consideração no processo educacional.
Através da facilitação de Wesla Monteiro, os participantes discutiram estratégias para promover a participação dos jovens, reconhecendo que dar voz aos estudantes é fundamental para criar um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.