Congresso Educação e Protagonismo – Metodologias Participativas nas Práticas Docentes e Tecnologia digitais na Escolas

Dia: 20/10/2022

Local: Espaço Regatas – Maria Monteiro, 1091, Cambuí – Campinas

Horário: 7h30 às13h30

Responsáveis: Grupo de Trabalho da Semana da Educação em parceria com o Grupo de Trabalho de Metodologias Participativas nas Práticas Docentes  e Tecnologias Digitais nas Escolas.

Programação:

7h30 às 8h30 – Acolhimento 

08h30 às 9h –  Apresentação Artística de Estudantes de Escolas Estaduais de Campinas

9h às 9h30 –  Abertura Oficial com Flávia Vivaldi na condução do Congresso

9h30 às 10h10    Exposição com o Petrilson Pinheiro – “Multiletramentos”

10h10 às 10h40  – INTERVALO

10h40 às 11h20  – Exposição com Marcelo El Khouri Buzato – “Tecnologias Digitais nas escolas”

11h20 às 12h00 – Exposição com Mariana Ochs – “Protagonismo e Autonomia na Cultura Digital” 

12h00 às 12h40 – Painel com jovens – “Saúde mental nas juventudes” 

12h40 às 13h30 – Painel com jovens – “Convivência”

Sobre os expositores

Flávia Vivaldi – Doutora em Psicologia Educacional pela UNICAMP; Especialista em “Relações interpessoais e desenvolvimento da autonomia moral na escola”, pela Unifran; Magíster em Programas de Intervención Psicologica em Contextos Educativos pela Facultad de Psicologia da Universidad Complutense de Madrid; Psicopedagoga, pela PUC- Minas, e Unincor. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” (GEDDEP) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp; pesquisadora integrante do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unicamp/Unesp. Pesquisadora integrante do GT Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Professora do curso de Pós-graduação “As Relações Interpessoais na Escola: das Competências Socioemocionais à Personalidade Ética” – do Instituto Vera Cruz.

Petrilson Pinheiro – Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado no Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado pela University of Illinois, em Urbana-Champaign, Estados Unidos. É professor e diretor associado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Unicamp nas áreas de Linguagem, Educação e Sociedade. É coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPQ Multiletramentos na escola por meio da hipermídia, que envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Vem desenvolvendo pesquisas em: ensino/aprendizagem de língua materna através do uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação; interface entre letramentos escolares e não-escolares em ambientes hipermidiáticos; multiletramentos e formação de professores; produção textual, desinformação e ética na internet.

Marcelo El Khouri Buzato – Professor livre-docente do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Com estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia – San Diego, realiza e orienta pesquisas no programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Unicamp, na linha de pesquisa de Linguagens e Tecnologias. Autor dos livros “Gênero Reloading” e “Cultura Digital e Linguística Aplicada”, Marcelo é bolsista de produtividade do CNPq.

Mariana Ochs – Designer, jornalista e especialista em tecnologias na educação. É coordenadora do EducaMídia, o programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta. É graduada em Comunicação Social / Jornalismo pelo Centro Universitário da Cidade (RJ), com especialização em Design Gráfico pela Parsons School of Design em Nova York e pós-graduação em Letramento Digital pela Universidade de Rhode Island (EUA), onde colabora, como docente, do Summer Institute in Digital Literacy. Depois de atuar internacionalmente como diretora de arte de revistas e jornais, tornou-se Google Innovator e Trainer, com experiência na transformação digital de escolas e no uso de ferramentas digitais na educação. É co-autora do Guia da Educação Midiática, publicado pelo EducaMídia em 2020, e diversas outras publicações. Palestrante e autora de livros e artigos sobre cultura digital, busca explorar o papel da criatividade na educação e o uso ético e fortalecedor das mídias como forma de participação plena na sociedade.