A 13ª Semana da Educação de Campinas será aberta oficialmente na próxima segunda-feira, dia 23, abordando neste ano como tema central a “Educação Integral e Integrada”, evidenciando a cultura e a linguagem do brincar, o “desemparedamento” na Educação Infantil, a inclusão sistêmica de todos no ambiente escolar e a escola como um espaço de acolhimento.

Com palestrantes acadêmicos, pesquisadores, profissionais da rede de assistência social e profissionais da rede pública de educação, as atividades privilegiam espaços de diálogo e a interação com o público. A Semana já faz parte do calendário oficial da cidade e é realizada pela Fundação Educar, Fundação FEAC, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Diretorias de Ensino Leste e Oeste, participantes da Secretaria Estadual de Educação.

A abertura contará com a participação de Ilan Brenman, mestre e doutor pela Faculdade de Educação da USP, bacharel em Psicologia pela PUC-SP, considerado um dos maiores escritores de literatura infantil do Brasil, e de José Alves Freitas Neto, professor livre-docente do Departamento de História da Unicamp e que tem produção nas áreas de educação, filosofia e história. A mediação da palestra será da jornalista Edlaine Garcia, autora do livro ‘Que Nem Pipoca – Histórias que Transformam Histórias’, escrito e lançado em 2021 para comemorar os 32 anos da Fundação Educar. O evento será realizado no Instituto CPFL. Os demais debates acontecem no Centro de Convenções, localizado na Antônio Nunes dos Santos, Jardim do Vovô.

Durante a palestra de abertura, os especialistas irão explorar a relação entre a educação, as memórias e os afetos, destacando como essa conexão pode transformar a maneira como aprendemos e nos desenvolvemos. De acordo com os idealizadores, o evento é uma oportunidade de aprender mais sobre como a educação pode ser transformadora quando se leva em consideração o aspecto emocional e afetivo. A chance de aprendizado não existe apenas para educadores e pais, mas para todos os interessados.

Neste ano, pela primeira vez, também haverá um encontro com aproximadamente 850 profissionais da educação infantil que atuam em escolas públicas e escolas privadas geridas por organizações da sociedade civil. Além disso, a 13ª Semana da Educação contará com a participação de estudantes protagonistas das escolas públicas. Serão aproximadamente 900 pessoas, desde estudantes gremistas ou mesmo que atuam em espaços que consolidam a gestão democrática em suas respectivas escolas. Ao todo serão cinco dias de atividades, com discussões com 15 profissionais das mais diversas áreas do ensino. Confira programação:

Dia 23
Abertura com entrada franca no Instituto CPFL Horário: 18h30 às 21h

DIA 24
Tema: Primeira Infância – Diálogos sobre territórios educadores Mediação: Sandro Tonso Palestrantes: Gandhy Piorski, Úrsula Troncoso e Silvana Ortiz Horário: das 7h30 às 12h

DIA 25
Tema: Infâncias – Caminhos e possibilidades para ler o mundo Mediação: Sara Marina Cabral Palestrantes: Patrícia Meira, Carlos Miguel Ribeiro, Juliana Doretto e Suzy Ferraz Horário: das 7h30 às 12h

DIA 26
Tema: Adolescências – A escola como espaço de pertencimento Mediação: Camila Brasil. Palestrantes: Carlos Miguel Ribeiro, Flávia Vivaldi e Suzy Ferraz Horário: das 7h30 às 12h

DIA 27
Tema: Estudantes Protagonistas – Semeando Atitudes e Fala Jovem Palestrante: Wesla Monteiro Horário: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h Endereço dos debates: Centro de Convenções – R. Antônio Nunes dos Santos, 121 – Jardim do Vovô.

Fonte: Correio Popular